Petrobras usa segredo único para cadeados de 40 contêineres

PIADA DE SEGURANÇA NA PETROBRAS….

RIO – Uma fonte da Polícia Federal que participa das investigações sobre o roubo de um contêiner-escritório que estava sendo levado de uma plataforma da Bacia de Santos até Macaé , no Norte Fluminense, afirma que um esquema de segurança obsoleto e amador protegia os computadores com dados sigilosos da Petrobras. De acordo com matéria publicada na edição desta terça-feira do jornal O Globo, a surpresa do policial foi maior ao descobrir que o segredo do cadeado que mantinha o contêiner fechado era o mesmo usado nos cadeados que protegiam outros 40 conteineres-escritórios nas bacias de Santos, Campos e Macaé. A informação surgiu durante uma série de depoimentos que já foram tomados pela PF de Macaé.

Segundo o mesmo policial, havia ao menos 45 chaves – todas iguais, com o mesmo segredo – capazes de abrir o conteiner espalhadas entre funcionários embarcados nas plataformas da Bacia de Santos, em rebocadores e até em terra, no município de Macaé. A medida teria sido adotada pela Halliburton e pela Petrobras com o objetivo de evitar que os conteineres ficassem fechados se alguém esquecesse, por exemplo, de levar a chave do cadeado.

O furto dos quatro notebooks e dois HDs contendo informações de interesse nacional foi descoberto no dia 31 de janeiro porque um funcionário, em poder de uma cópia da chave, tentou abrir o cadeado do contêiner na sede da Halliburton, em Macaé, e não conseguiu. Só então percebeu que o cadeado havia sido trocado e o lacre desfeito. Imediatamente o fato foi comunicado à Petrobras. O contêiner foi aberto e o furto foi constatado.

SÓ PODE SER UMA PIADA… ISSO NÃO PODE SER VERDADE…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: