Uma simples questão de matemática – Siena Tetrafuel

O Siena Tetrafuel é uma interessante e bem desenvolvida proposta de multicombustível

Diego Ortiz

Rio – A economia gerada pelo uso de GNV é o maior atrativo do Fiat Siena 1.4 Tetrafuel. Mesmo com o preço do gás natural veicular subindo em ritmo acelerado, simples contas de somar, multiplicar e dividir indicam que, para quem roda bastante, o GNV ainda é um dos mocinhos. Dependendo da pressão do posto de abastecimento, os 13m³ totais dos cilindros do Siena respondem por 139 km ou 153 km de autonomia, com o custo por quilômetro rodado a 9,2 centavos de real ou 10,6 centavos de real, respectivamente.

Números muito mais baixos que os 25,3 centavos do preço do abastecimento com álcool. Fora a clara vantagem na hora de encher o tanque — ou os cilindros —, o Siena Tetrafuel apresenta dois outros atrativos, que são a autonomia total e o desempenho. Cheio de álcool e GNV, opções mais vantajosas para o bolso, o modelo é capaz de rodar aproximadamente 542 km sem abastecer, fato que permite ir para São Paulo e ainda rodar por lá um pouco sem parar em nenhum posto. Já no quesito desempenho, o sedã compacto, por ser convertido de fábrica, mostra muito mais disposição que os modelos alterados em lojas especializadas. Isso também pode ser confirmado com uma simples conta matemática: o motor 1.4 Flex do Siena gera 81 cv com álcool e 68 cv com GNV, ou seja, uma perda de 17% de potência. Nas convertedoras, mesmo com o variador de pressão, a queda de força é de 25%, em média.

O preço do Siena Tetrafuel também deve ser levado em consideração na hora da compra. Ele custa R$ 45.280 e é R$ 2.654 mais caro que a versão 1.4 Flex com o mesmo nível de equipamentos. Nas convertedoras, um kit com cilindro de 13 m³ igual ao do Siena sai por R$ 1.849, ou seja, uma diferença de R$ 805 que permite rodar mais 8.750 km com gás natural. Essa dessemelhança é importante, mas, dependendo do perfil do consumidor, pode ser menos valiosa que os 8% a mais de potência e o desgaste menor dos componentes do motor causado pela transformação de fábrica.

Enfim, comprar um Siena Tetrafuel é mais uma questão racional que emocional, diferentemente do que se observa na maioria das vendas de automóveis no Brasil. Embora, para também atrair os mais emotivos, o modelo ostente o belo visual da nova geração, recheio completo, qualidades dinâmicas interessantes e novos frisos cromados que brilham aos olhos e cativam a mente.

ELETRÔNICA ESCOLHE COMBUSTÍVEL

O Fiat Siena Tetrafuel é o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis. Na verdade, apenas três são usados no Brasil: álcool, gasolina e GNV. O outro é a gasolina pura, que não recebe os 25% de álcool como a brasileira, e é vendida em outros países da América Latina. A grande vantagem desse sistema é a capacidade da central eletrônica de gerenciar o melhor combustível a ser usado de acordo com a necessidade do momento. Basta ao motorista encher os cilindros de GNV e o tanque de combustível líquido para que a centralina escolha o combustível ideal de acordo com os parâmetros de torque e velocidade, entre outros.

O sistema é totalmente independente e não tem botão seletor de combustível como os instalados na lojas de conversão. O próprio sistema de gerenciamento eletrônico, fornecido pela Magneti Marelli, muda o combustível usado de modo imperceptível para o motorista.

Entretanto, como a principal função do sistema é gerar economia e menos emissões, o combustível principal lido pela centralina é o GNV, e o sistema só muda para o álcool ou gasolina quando sensores detectam a necessidade de mais torque, seja para subir ladeiras ou fazer ultrapassagens. E se alguma tubulação de GNV se romper, o sistema interrompe o abastecimento.

11 Respostas

  1. siena tetra fuel 2008

  2. Sou taxista no Rio de Janeiro, estou com intençao de
    trocar de vaiculo, gostaria de saber sobre os problemas descritos pelos usuarios do Siena tetrafuel foram solucionados pelo fabricante nos madelos 2008

  3. Sou taxista no RJ, roda em media 200Km/dia, vou trocar de carro, mas estou em duvida se pego o siena tetrafuel ou 0 hlx 1.8. Leio muito, e fico preocupado se o tetra será uma boa escolha, pois sei que ele deu alguns problemas de engasgo, e que ficaria preso na mão da concessionéria, pelo fato de só eles mecherem nesse kit gas e também que as peças desse kit não tem fácil para reposição e são caras, me esclaressa, por favor.
    grato.

  4. Não compre!! Só prejuizo!! Me arrependo muito de ter comprado… é só problema.

  5. Ola pessoal, tenho o mesmo problema com o carro, levei em uma loja de gas e o pessoal me garantiu que era bico, comprei 4 bicos novos, coloquei, mas o problema continua, o carro era do meu pai antes e ja trocaram a flauta com os bicos 3 vezes e na ultima foi feito um ajuste pela fabica que deixou a lenta desregulada.
    Ainda estou com problema de engasgar no GNV.
    Tirando este problema o carro é muito bom!
    Se alguem tiver uma dica para solucionar esse problema! fico no aguardo!

  6. EU ESPERO QUE ESTE CONTATO NÃO SEJA EM VÃO COMO MUITOS OUTROS QUE ENVIEI, POIS MINHA PACIENCIA ESGOTOU COM A FIAT. NEM QUE EU GASTE MEUS ULTIMOS CENTAVOS E TEMPO, VOU DENUNCIAR O DESCASO E NEGLIGENCIA DESTAEMPRESA EM TODOS OS VEÍCULOS DE INFORMAÇÕES QUE EU CONSEGUIR TER ACESSO. EM SETEMBRO DE 2009 ADQUIRI NA PONTE ALTA VEÍCULOS UM SIENA TETRAFUEL ZERO QUILOMETRO E 1000 PROBLEMAS.ASSIM QUE PEGUEI O CARRO CONSTATEI QUE A MAÇANETA DA PORTA ESQUERDA TRASEIRA NÃO FUNCONAVA DIREITO.ORA ABRIA COM A TRAVA ELÉTRICA, ORA NÃO.ESSE PROBLEMA PERSISTE ATÉ HOJE.CADA HORA A OFICINA DÁ UMA DESCULPA.MAS TENHO CERTEZA QUE ESSE DEFEITO É DE FÁBRICA.O CONTRATEMPO É QUE EU TENHO QUE DEIXAR O CARRO AS 8 HORAS DA MANHÃ E SÓ BUSCÁ-LO AS 17 HORAS TODAS AS VEZES QUE RECLAMO DA MAÇANETA.EU NAÕ DISPONHO DESSE TEMPO E PRECISO DO CARRO PARA LEVAR MEU FILHO AO COLÉGIO,MINHA MÃE IDOSA A MÉDICOS E FISIOTERAPIAS E AINDA TRABALHAR.MAS AÍ VOU SEGUINDO SEM SOLUÇÃO DEFINITIVA.MAS ESSE PROBLEMA É PEQUENO DIANTE DA ENORME DOR DE CABEÇA QUE ESSA BOMBA:S-I-E-N-A T-E-T-R-A-F-U-E-L ESTÁ ME DANDO.A DOIS MESES O CARRO RESOLVEU QUE É UM EXEMPLAR DA VIDA ANIMAL DA FAMÍLIA DOS CABRITOS.ELE PULA,PULA,PULA!PROCUREI A FIAT PONTE ALTA, LEVEI O CARRO ÀS 08 HORAS DA MANHA E FOI LBERADO ÀS 18 HORAS. O DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA FOI FILTRO DE GÁS. MAS NÃO ESTVA NA KILOMETRAGEM DE TROCAR, PORÉM CONFIANDO NA POSSÍVEL COMPETENCIA DOS MECANICOS DA FIAT,AUTORIZEI E PAGUEI PELO FILTRO E MÃO DE OBRA,MESMO ANTES DO TEMPO PREVISTO.O CARRO FOI ENTREGUE APARENTEMENTE COM O CABRITO RESOLVIDO.PORÉM NA MANHÃ SEGUINTE VOLTOU A APRESENTAR E PULAR COM O MESMO PROBLEMA.ENTREI EM CONTATO COM A CONCESSIONARIA.A RECEPCIONISTA DA OFICINA ME PASSOU O RECADO DO MECANICO: QUE ERA ASSIM MESMO,QUE ERA PRA EU ESPERAR QUE O CARRO IA VOLTA AO NORMAL.ASSIM O FIZ.AGUARDEI.PORÉM AS “PULADAS”COMEÇARAM A GERAR-ME CONSTRAGIMENTO,VISTO QUE NO TRANSITO,OUTROS MOTORISTAS COMEÇARAM A RIR DA MINHA CARA,PERGUNTANDO-ME ATÉ AOS GRITOS SE EU ESTAVA AJEITANDO A CARGA,DEVIDOS OS PULOS QUE O CARRO DAVA.1º MINHA FAMÍLIA NÃO É CARGA.2º EU SEI DA MINHA COMPETENCIA AO VOLANTE.DIANTE DO EXPOSTO,RESOLVI LIGAR PARA A CONCESSIONARIA E TENTAR FALAR COM O MECANICO, QUE EFETUOU A TROCA DO FILTRO DE GNV.O MECANICO,DEVE TER ACHADO QUE EU ERA OTÁRIA E BURRA,PORQUE SUA JUSTIFICATIVA SUBESTIMOU MINHA INTELIGENCIA FEMININA.ELE DISSE QUE ESSES PULOS ERAM PORQUE O CARRO ESTAVA PASSANDO DE COMBUSTIVEL LIQUIDO PARA O GÁS OU VICE VERSA.ORA,FAÇA-ME O FAVOR,O CARRO FICAR PULANDO A PONTA DE SER CAPAZ DE TIRAR OS PASSAGEIROS DO ENCOSTO DO BANCO,FAZENDO MOVIMENTO DE PRA FRENTE PRA TRAS…EU SOU MUITO IDIOTA.DEPOIS ELE FEZ RODEIOS E RODEIOS COM NOMES ESPECÍFICOS,PRA DIZER PRA EU ESPERAR MAIS 15 DIAS E QUE SE NÃO MELHORASSE O PULO,EU TERIA QUE TROCAR UMA PEÇA CHAMADA FLAUTA.OCORREU-ME ENTÃO A IDEIA DE PROCURAR SOLUÇÃO PARA O MEU PROBLEMA NA INTERNET,EIS-ME QUE DEPAREI-ME COM MUITOS CASOS IGUAIS AO MEU NO SIENA.FIQUEI PERPLEXA COMO O BRASILEIRO DESCONHECE SEUS DIREITOS.ISSO É CASO PRA UM RECALL.NUM DOS MUITOS SITES VISITADOS,HÁ PROBLEMAS NO SIENA COM MENOS DE 1000 KM. E ATAL PEÇA “FLAUTA”COMO SOLUÇÃO.HÁ UM CASO EM QUE O PROPRIETARIO JA TROCOU A PEÇA 3 VEZES E O CARRO NÃO PARA DE PULAR.JÁ QUEA GARANTIA DO MEU VEICULO ACABOU,VOU FAZER MINHA META,PROVAR QUE A FIAT ESTÁ AGINDO DE MÁ FÉ,VISTO QUE SÃO MUITOS CASOS IDENTICOS.COMO CONSUMIDORA QUERO SABER COMO FICA O CASO DA MAÇANETA DESDE QUE EU COMPREI O CARRO E A PEÇA FLAUTA.QUERO UMA SOLUÇÃO URGENTE.SE FOSSE SÓ O MEU CASO TUDO BEM,MAS COMO SÃO MUITOS,ACREDITO QUE SEJA UM PROBLEMA DE ENGENHARIA OU MECANICA DE FÁBRICA.NÃO É POSSIVEL QUE UM CARRO RELATIVAMENTE POUCO RODADO TENHA QUE DAR DEFEITO SEMPRE NUMA PEÇA TÃO CARA.EU VOU ATÉ O FIM COM ESTA HISTORIA:VOCES TERÃO QUE ME INDENIZAR POR DANOS MORAIS VISTO O CONSTRAGIMENTO QUE ESTOU PASSANDO,TENDO MINHA FAMILIA SENDO CHAMADA DE “CARGA”,E OS PREJUÍZOS MATERIAS DE ATRASO PARA TRABALHO EM VIRTUDE DOS “PULOS” DO CARRO.VOU TORNAR PUBLICO PRA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS.ESPERO QUE VOCÊS TOMEM PROVIDENCIAS DIGNAS E QUE NÃO FAÇAM JUS AO DITADO POPULAR:FIAT…F DE FUI….I DE INFELIZ…A DE AGORA. É…T….TARDE.E PENSAR QUE EU TROQUEI DE MONTADORA SÓ PENSANDO NA EMBALAGEM .A PROPÓSITO UM DOS SITE É O:www.carplace.virgula.uol.com.

    • olha eu tenho um siena tetrafuel e nao pula tanto nao. pular pula mais da forma que a senhora está falando é demais.

  7. comprei um siena 2009 2010 estou adorando o meu tetrafull 1.4 muito bom o carro compraria outro tenho um amigo que comprou um 2008 teve alguns pobleminhas mais conheceu um mecanico que nunca mais deixou ele ter poblema ,naõ e todo mecanico que mexe nesses carros por isso cuidado ao procura um mecanico procure a pessoa certa e boa sorte,quase todo taxista tem um siena sabemos que pra taxi o carro quem que ser bom.

  8. Ola, tenho um tetrafuel 2007/2008, o carro ja passou dos 50 mil Km e nunca tive problemas com ele, muito pelo contrario pois até hoje foram só as revisões basicas que todo carro necessita. O que faço é sempre rodo aos finais de semana com gasolina aditivada, para fazer uma limpeza e uma vez a cada 2 meses ponho alcool para o sistema reconheça e trabalhe com alcool também. Uma dica, a cada 10 mil KM olhe o filtro do GNV, se ele estiver umido troque. Esse filtro se e entupir pode fazer com que os bicos do GNV queimem.
    Minha opnião, pode comprar o carro tranquilamente!

  9. O carro é muito bom nunca tive problemas serios no gas, e quando tive uma limpesa de bico resolveu. Meu carro é 2007 e nunca nem troquei o amortecedor do meu carro.
    A senhora ta falando muita besteira

Deixe uma resposta

