Quais são os carros mais estranhos de todos os tempos?

ROMI ISETTA
País de origem:
Itália (fabricada no Brasil pela Romi)
Período de produção: 1953 a 1962 (1956 a 1961, no Brasil)
Por que é estranho?
Além do formato de bolha, das dimensões reduzidas (1,34 metro de altura e 2,3 de comprimento) e da capacidade para 2 passageiros, a única porta ficava na frente e alguns modelos tinham três rodas
Curiosidade
Foi o primeiro carro produzido em larga escala no Brasil – nem tão larga assim, porque a Romi só fabricou 3 mil carros – e fazia 25 km com 1 litro de gasolina

PLATTENWAGEN
País de origem:
Alemanha
Período de produção: de 1946 ao início da década de 1970
Por que é bizarro?
O ‘carro-plataforma’ da Volkswagen nunca ganhou as ruas, já que foi feito para atuar em fábricas. O modelo, construído com chassi de Fusca, era ideal para manobras em pequenos espaços porque as rodas traseiras tinham movimento para os lados
Curiosidade
Em 1947, o importador holandês Ben Pon visitou a fábrica da Volks em Wolfsburg e rabiscou uma Plattenwagen com o motorista deslocado para a frente do veículo e com bancos e carroceria cobrindo a plataforma – nascia aí a Kombi

PLYMOUTHT SUPERBIRD
País de origem:
Estados Unidos
Período de produção: 1970
Por que é bizarro?
A princípio, seria um carro de competição, mas, para colocá-lo nas pistas da Nascar – tradicional categoria de corridas dos EUA –, a Chrysler teve que produzir 1 920 exemplares do Superbird para comercializar. A Nascar só aceita carros comerciais
Curiosidade
Em 2006, o Superbird ganhou as telonas como O Rei, personagem campeão do filme Carros. Além disso, o Superbird de verdade tinha uma buzina que fazia o barulho típico do Papa-Léguas

TYRRELL P34
País de origem:
Inglaterra
Período de produção: 1976 e 1977
Por que é bizarro?
O engenheiro Derek Gardner trocou cada pneu dianteiro por dois pneuzinhos, mantendo a mesma aderência e facilitando a passagem do ar pela dianteira do carro. O F-1 de seis rodas até conquistou uma vitória, mas as rodinhas da frente eram caras e não eram boas nas curvas
Curiosidade
Outras equipes, como a March, a Williams e até a Ferrari, chegaram a testar modelos com seis rodas, mas todas desistiram da idéia

AMPHICAR
País de origem:
Alemanha
Período de produção: de 1961 a 1968
Por que é bizarro?
Esse conversível foi o único automóvel anfíbio – andava na terra e na água – produzido e comercializado em massa até hoje. O aço da carroceria não enferrujava e o chassi e as portas eram vedados, para evitar entrada de água
Curiosidade
Quando ainda estava na fase de testes, o carrinho navegou o Canal da Mancha, atravessando os 33 quilômetros que separam a Inglaterra do continente europeu

CHRYSLER TURBINE
País de origem:
EUA
Período de produção: 1963
Por que é bizarro?
O motor funcionava como uma turbina de avião a jato, com muita potência, mas vibração e barulho reduzidos. Foram fabricados apenas 55 exemplares – testados por 50 consumidores – e depois o projeto do carro-turbina deu origem a outros protótipos
Curiosidade
Esse sim, era um carro ‘flex’: aceitava todo tipo de combustível, de gasolina a querosene, passando por óleo vegetal, perfume Chanel nº5 e até tequila

WIENERMOBILE
País de origem:
EUA
Período de produção: de 1936 até hoje
Por que é bizarro?
O carro mais antigo da nossa lista – e o único fabricado até hoje – foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer – por isso, o formato de salsicha. Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder o ‘estilo’ original e pode ser encontrado em todo o território americano
Curiosidade
Além de chamar atenção nas ruas, o Wienermobile já apareceu no cinema e em vários programas de entrevista da TV americana

RELIANT ROBIN
País de origem:
Inglaterra
Período de produção: de 1973 a 1981 e de 1989 a 2001
Por que é bizarro?
O Reliant conseguiu ser diferente mesmo entre modelos da estranha categoria dos carros de 3 rodas – talvez seja o único com uma roda na frente e duas atrás. Umas das idéias originais do modelo era enquadrá-lo na categoria de motocicletas, o que garantia menos impostos
Curiosidade
Na Inglaterra existe até corrida de Reliant Robin. Durante as provas. É comum vê-los capotando por causa da instabilidade do triciclo

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